
Ortodontia
É uma área da Medicina Dentária que diagnostica e trata problemas relacionados com o desalinhamento dos dentes e correto crescimento dos maxilares através da colocação de aparelhos.
Os dentes mal posicionados dificultam a higiene, aumentam a inflamação das gengivas e o aparecimento cáries. Dentes tortos influenciam a estética do sorriso e da face levando a baixa-autoestima.
É aconselhável que todas as crianças devam ter a sua primeira consulta de ortodontia, por volta dos 6-7 anos de idade, após a erupção dos primeiros dentes definitivos. É muito importante sensibilizar os pais e a criança para uma ortodontia intercetiva que previne más formações a nível do crescimento dos maxilares e aproveita os picos de crescimento óssea da criança para que os resultados a longo prazo sejam mais estáveis.
Atualmente, existem várias filosofias ortodônticas, ou seja, diversos meios para alcançar o mesmo fim. Mais que a técnica em si, o estudo ortodôntico é o mais importante. A partir de uma correta análise facial, história clínica, análise radiográfica de perfil e panorâmica, dos modelos de gesso, das fotografias podemos eleger um de entre os vários tipos de aparelho:
- aparelho convencional com brackets;
- aparelhos autoligável ( Sistema Damon);
- aparelhos linguais;
- aparelhos com goteiras transparentes ( Sistema Invisialign ).
A escolha do tipo de aparelho é feita pelo ortodontista juntamente com os objetivos do paciente.